Desenvolvimento científico mundial

14/04/2020

A ciência e a tecnologia estão entre as áreas com maior destaque nestes tempos de pandemia. Ao redor do mundo, entidades de diferentes setores têm se organizado e feito da inovação uma ferramenta de combate ao vírus.

No Caribe e na América Latina, o BID LAB, grupo de Inovação ligado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, mapeia e desenvolve iniciativas capazes de atender implicações sociais e de saúde ligadas à Covid-19, investindo nos setores mais promissores. Dentre os projetos apoiados, tem destaque o "Covid-19 Better Together Challenge", plataforma online que auxilia refugiados venezuelanos a lidar com a pandemia onde quer que estejam.

A Colômbia, por meio da plataforma online "Innpulsa Colombia", tem catalogado diversas iniciativas gratuitas contra a pandemia que podem ser utilizadas tanto pela sociedade civil, quanto por empresas. A partir da plataforma, os colombianos têm acesso a uma lista de soluções virtuais relativas a áreas como telemedicina, trabalho remoto e informações sobre serviços básicos. Através do Innpulsa Colombia, é possível, por exemplo, encontrar variados cursos online e gratuitos, informações quanto aos sintomas da doença ou mesmo sites que auxiliam a trabalhar de casa.

No Peru, por meio da iniciativa "Innovate Peru", o governo do país sul-americano propôs um desafio a fim de premiar as propostas mais inovadoras e efetivas de contenção ao avanço da Covid-19. Contando com profissionais e estudantes de medicina, biologia computacional, ciência de dados, inteligência artificial e biotecnologia, os projetos deveriam desenvolver um programa capaz de encontrar os focos de proliferação do vírus e, assim, possibilitar que as autoridades competentes tomassem as medidas de contenção adequadas.

Projetos semelhantes têm sido adotados ao redor de todo o globo, e seus resultados postos à prova todos os dias. Seja por iniciativa do Estado, da Sociedade Civil ou de setores empresariais, fato é que a inovação aliada à tecnologia têm desenhado a luta dos países contra a Covid-19. Mais do que um instrumento contra a pandemia, o desenvolvimento científico tem se revelado como a chave para se compreender e enfrentar os problemas do século XXI.


Beatriz Guimarães

Estudante de Direito na FGV/Direito Rio.