Empresas de tecnologia contra a COVID-19

08/04/2020

Como empresas de tecnologia têm reagido à pandemia?

Empresas do setor tecnologia tem adotado medidas variadas para responder à crise pandêmica.

Uma parte destas medidas são filantrópicas. A Apple anunciou a distribuição de mais de 1 milhão de escudos faciais aos profissionais de saúde e mais 20 milhões de máscaras cirúrgicas. O plano da Tesla, por sua vez, consiste em utilizar sua infraestrutura fabril para produzir ventiladores mecânicos um instrumento que encontra-se em falta nos hospitais. O Twitter anunciou a doação de mais de US$1 bilhão de ações da Square, uma plataforma de pagamentos móveis de sua fundação e administração para fundos que não foram divulgados ainda

Outro conjunto de medidas são investimentos em tecnologia para combate ao vírus. A Intel destacou US$50 milhões em plano de desenvolvimento para novas tecnologias, entre as quais está uso de inteligência artificial (IA) para diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas.

Por fim, algumas medidas visam a apoiar a ação do governo. No combate à disseminação de fakenews, Microsoft, Facebook, Google, Reddit, Twitter, Linkedin e Youtube vêm coordenando esforços com agências de saúde para driblar fraudes em suas plataformas e divulgar informações críticas sobre pandemia. A Google tem disponibilizado informações sobre o deslocamento urbano em mais de 100 países para facilitar ação de governos. Os dados disponibilizados não permitem a identificação dos cidadãos.


Armando Essabbá

Graduando em Direito pela FGV/Direito Rio.