Entrevista com Daniel Vargas, no podcast "Ao Ponto"

22/06/2020

"Professor Daniel Vargas, da Escola de Economia de São Paulo - FGV, explica como prefeitos, governadores, Legislativo e Judiciário foram afetados pela falta de coordenação federal nas ações para enfrentar a pandemia falta de coordenação nas estratégias para enfrentar a pandemia"

No dia 22 de maio, o coordenador do projeto, o Prof. Daniel Vargas, explicou ao podcast do Jornal O Globo as principais conclusões do relatório sobre o Brasil. No episódio, discutiu a questão das compras sem licitação em decorrência da pandemia, o papel do Governo Federal na coordenação das políticas públicas, as crescentes parcerias regionais, a presença do poder judiciário na gestão da pandemia, e muito mais.

"A diretriz do presidente Jair Bolsonaro para lidar com a pandemia está marcado em seus discursos, entrevistas e nas suas postagens em redes sociais. Em oito de junho, ele foi ao Twitter para dizer que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), "as ações de combate à pandemia ficaram sob total responsabilidade dos governadores e prefeitos". Mas não é bem assim. Além de liberar recursos, cabe ao governo federal "azeitar" a máquina e buscar acordos, o que, na avaliação dos gestores locais, pouco ocorre. Faltou orientação, por exemplo, para discutir o isolamento social e a reabertura de atividades comerciais, de lazer e escolas. Essa falta de articulação ganha forma em milhares de normas, leis e decisões judiciais, no âmbito de estados e municípios, que foram compiladas por quase 30 pesquisadores da Fundação Getulio Vargas no Mapa Covid-19."

Confira o programa aqui